Bacharelado em Administração

Apresentação

O projeto político pedagógico da Instituição, busca mais do que enfatizar a qualidade como instrumento de comprometimento com a formação e a qualificação do Administrador enquanto profissional eficaz e competente. Trata igualmente do compromisso com a formação de massa crítica capaz de pensar a região do norte gaúcho, em todas as suas potencialidades no processo de desenvolvimento, comercialização e fortalecimento da economia.

Assim, a concepção do curso de Bacharelado em Administração da FASEA está embasada no princípio de que a formação de profissionais com estas habilidades, somente se faz possível com um modelo pedagógico em que a diversidade sustente as atividades de ensino, tendo a pesquisa e a extensão/aplicação como metodologias principais, precisamente porque é ele o sustentáculo ao conhecimento e ao desenvolvimento de um profissional apto e capaz de atuar nos mais diversos ramos da atividade profissional.

Número de Vagas

Considerando a demanda do mercado de trabalho brasileiro, o curso de Bacharelado em Administração da FASEA disponibilizará, anualmente, cinquenta vagas para estudantes.

Carga Horária Total

O curso Bacharelado em Administração da FASEA possui a carga horária total de três mil horas, considerando que a hora/aula possui sessenta minutos.

Disciplinas

Com regime de matrícula semestral e totalizando a carga horária de duas mil e quatrocentas horas/aula, a matriz curricular está composta por disciplinas de Formação Geral, Formação Básica e Formação Específica.

Introdução a comunicação humana: conceitos, elementos e processos. Redação: texto técnico e texto literário. Elaboração de textos técnicos. Expressão oral: leitura e compreensão de textos técnicos, fundamentação e argumentação de ideias e pensamentos. Neurolinguística. Redação técnica, oficial e comercial. Relatório técnico.

Revisão de funções. Aplicações: funções custo, receita, lucro, oferta, demanda, ponto de equilíbrio. Cálculo diferencial e integral: limites, derivadas e integral. Problemas de aplicações práticas voltadas a Administração.

Delimitação do campo da Psicologia aplicada a Administração. A personalidade e a organização. Comportamento do indivíduo. Variabilidade humana. Cognição humana. Percepção. Motivação. Processo de comunicação. Gerenciamento das Emoções. Processos de liderança. Poder. Autoridade. Tensão e conflito. Feedback. Assédio Moral. Funcionamento e desenvolvimento de grupos.

Sociologia geral; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociologia Aplicada à Administração. Estratificação social. O indivíduo e a organização. Organização formal e informal. Processo de Organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Cultura das organizações. Ideologia.

Bases históricas. Abordagens clássica, humanista e organizacional. Novas configurações organizacionais. Organização. Planejamento. Direção: comunicação, tomada de decisão, poder e autoridade. Controle e coordenação. As funções administrativas frente às novas Tendências. Sistemas organizacionais. Organizações de aprendizagem. Processos organizacionais. Desempenho organizacional. Estratégias organizacionais. Relações interorganizacionais e ambiente. Modernas Técnicas de Gestão. Modelos emergentes no contexto administrativo. Organizações de aprendizagem e os novos paradigmas.

Noções preliminares de contabilidade: campo de atuação da contabilidade, usuários da informação contábil, mercado de trabalho do contador. Patrimônio: ativo, passivo, patrimônio líquido, fontes do patrimônio líquido. Procedimentos contábeis básicos: contas, débito e crédito, lançamentos contábeis, contas de ativo, passivo e patrimônio líquido. Livro diário e livro razão. Variações do patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. Apuração do Resultado do Exercício. Regime de competência e regime de caixa. Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

Noções gerais de direito. Direito Civil. Direito Constitucional. Direito Administrativo. Direito Penal. Direito Internacional. Contratos. Responsabilidade civil. Preferências e privilégios creditórios. Direito das coisas. Títulos de crédito. Noções de mediação e arbitragem.

Organização e apresentação de dados estatísticos. Noções de técnicas de amostragem. Medidas de posição ou tendência central. Medidas de dispersão ou variabilidade. Noções de probabilidade. Principais distribuições de probabilidade. Regressão linear simples e correlação. Noções de teste de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Construção e uso de números índices. Aplicações dos conteúdos na Administração.

Revisão de funções. Aplicações: funções custo, receita, lucro, oferta, demanda, ponto de equilíbrio. Cálculo diferencial e integral: limites, derivadas e integral. Problemas de aplicações práticas voltadas a Administração.

Universidade, produção e criação de conhecimento. Tipos de conhecimento. Noções de pesquisa e ciência. Elaboração de textos acadêmicos: Resenhas, Resumos, Artigos, Projetos, Relatórios, Trabalhos de pesquisa, Monografias. Normas da ABNT aplicadas à trabalhos acadêmicos. Construção do conhecimento científico. Métodos de pesquisa. Relação: tema, problema, objetivo, justificativa, delimitação. A fundamentação teórica. Estrutura do Projeto de TCC. Estrutura da Monografia. Estrutura de um Artigo Científico.

Operações com mercadorias: compras com impostos a recuperar, vendas com impostos a pagar, inventário periódico de estoques de mercadorias. Inventário permanente dos estoques: valorização a preços específicos, PEPS, UEPS e média ponderada. Operações especiais de compras e vendas: devoluções, abatimentos e descontos. Operações do ativo imobilizado: conceitos, amortização, depreciação, exaustão. Problemas contábeis diversos: devedores duvidosos, operações financeiras, disponibilidades, contas de compensação e provisões contábeis. Balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício: elaboração segundo as normas contábeis. Introdução ao plano de contas.

Classificação. Personalidade e capacidade jurídica. Direitos e obrigações do comerciante. Sociedades: tipos e atos constitutivos. Registro no comércio. Proteção ao ponto comercial e ao título do estabelecimento. Título de crédito: conceito e espécies. Noções sobre falências, concordatas e recuperação judicial e extrajudicial. Sociedades Anônimas: constituição, assembleias, ações, acionistas, diretoria e conselhos.

Investigar, entender e internalizar a ação empreendedora. Ênfase nos processos de autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. Etapas e estrutura da elaboração de um Plano de Negócios.

Fundamentos filosóficos. O pensamento científico no âmbito das ciências socialmente aplicáveis. Bases Conceituais (Ética, Moral, Valores, Caráter histórico, social e pessoal da moral; Senso moral e consciência moral, Juízo de fato e juízo de valor); As Concepções de Ética e Moral; A Ética na Sociedade; O Relativismo Moral; A Ética nas Organizações; Ética, Moral e Democracia nas Organizações; O Privado, o Público, a Ética e a Moral; Ética e Poder; Ética e Gestão; Ética Pós-moderna. Os valores e a ética dos Gestores.

Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Taxas proporcionais. Equivalência de capitais (Simples). Desconto Simples. Taxa Média e Prazo Médio. Juros Compostos. Descontos Compostos. Equivalência de Capitais (Composto). Séries de Pagamentos. Sistemas de Amortização. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Noções de HP 12C.

Histórico e fundamentos das estratégias; principais escolas sobre a formação das estratégias; conceitos e tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional); o negócio, missão, visão, princípios; análise do ambiente externo; análise do ambiente interno. Tipos de Estratégias. Formulação das estratégias: Balanceamento do portfólio, capacitação estratégica; implementação da estratégia: o plano de ação, orçamento, sistema de acompanhamento, metodologia de implantação do planejamento estratégico, controle e avaliação.

O tributo como obrigação legal, regras constitucionais, competência tributária e suas limitações legais. O direito tributário. Normas gerais do direito tributário. Vigência da legislação tributária. Aplicação da legislação tributária. Interpretação e integração da legislação tributária. Relação jurídica tributária. Obrigação tributária. A obrigação tributária. Sujeito ativo e sujeito passivo na relação jurídica tributária. Objeto da obrigação tributária. Os impostos: noções gerais, conceito, distinção entre imposto e outros tributos. Taxas: conceito de taxas; taxas no direito brasileiro, poder de polícia, fato gerador das taxas. Extinção, exclusão, garantias e privilégios do crédito tributário. Crimes tributários. Responsabilidade do contador.

A função financeira na empresa. Decisões de investimentos: origens das propostas e tipos de investimentos. Fluxos de caixa relevantes. Métodos de avaliação econômica de investimentos: valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback. Decisões de investimentos em condições de risco. Custo médio ponderado de capital. Administração financeira a curto prazo: administração do capital de giro, do caixa, dos valores a receber o dos estoques. Fontes de financiamento a curto e longo prazo. Políticas de dividendos.

Introdução à Gestão de custos: contabilidade de custos, contabilidade financeira, contabilidade gerencial. Terminologias de custos: custos, gastos, despesas, perdas, investimentos. Classificações e nomenclaturas dos custos. Método de custeio por absorção. Distribuição dos custos aos produtos. Departamentalização. Custos diretos de produção: materiais diretos e mão-de-obra direta. Os processos de produção: produção por ordem ou encomenda, produção contínua, produção conjunta. Questões fiscais relativas à avaliação dos estoques. Coordenação e integração entre a contabilidade geral e de custos. Contabilização dos custos. Custos para decisão: margem de contribuição unitária e total, margem de contribuição e limitações na capacidade de produção. Método de custeio variável. Margem de contribuição e retorno sobre os investimentos. Custo de oportunidade. Análise de custo/volume/lucro. Custeio baseado em atividades – ABC. Custos para controle: controle, custos controláveis. Custo padrão. Análise das variações de materiais diretos, da mão-de-obra direta e dos custos indiretos. Contabilização do custo padrão.

A relação entre o planejamento e o orçamento. A tradução numérica dos objetivos estratégicos. Definição e elaboração do orçamento empresarial. Orçamento de vendas, de produção, dos custos, dos impostos, das despesas, de caixa, demonstração do resultado e balanço patrimonial.

Preparação das demonstrações contábeis para análise e suas limitações. Coeficientes, índices e quocientes. Análise vertical e horizontal. Análise da estrutura de capital. Análise de liquidez e solvência. Análise de atividade ou rotação. Análise de rentabilidade e de produtividade. Avaliação de desempenho econômico: retorno sobre o investimento e sobre o patrimônio líquido. Integração das técnicas de análise. Relatórios de análise.

Introdução ao direito do trabalho. Conceito de trabalho e evolução do ordenamento jurídico de proteção ao trabalho. Conceito de empregado e empregador. Identidade profissional: CTPs, Livros ou fichas de registro de empregados. Trabalhador autônomo, eventual e avulso. Contrato individual e coletivo do trabalho. Obrigações principais e acessórias do contrato de trabalho. Alterações e extinção do contrato de trabalho. Justa Causa. Aviso prévio. Estabilidade. FGTS. Duração da jornada de trabalho. Férias e 13 salário. Repouso semanal remunerado e feriados. Descontos de INSS na folha e descontos de IR. A política salarial vigente. Direito sindical. Contribuição sindical, acordo coletivo e convenção coletiva. Auxílio-doença, auxílio acidente, LER e DORT. Justiça do trabalho: órgãos, competências e normas. Legislação sobre greve e lockout. Previdência social: órgão, custeio, benefícios e serviços. Acidentes do trabalho. Medicina e segurança do trabalho.

O projeto como forma de organização de ação administrativa. O posicionamento do projeto na estrutura administrativa da empresa. Venda do projeto. Seleção e avaliação de projetos. Planejamento e controle de projetos com o uso de programas de computadores específicos. Gerência de equipes de projetos. Planejamento dos recursos do projeto. Administração da qualidade. Gestão da comunicação. Análise de risco. Gestão das aquisições e contratos. Acompanhamento de projetos. Avaliação dos resultados do projeto. Capacitação e carreira em Gerenciamento de Projetos. Programas de certificação em Gerenciamento de Projetos.

Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro. Tipos de Instituições Financeiras: Bancos Comerciais, Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos, Associações de Poupança e Empréstimo e Sociedades de Crédito Imobiliário. Mercado de capitais: ações, bônus de subscrição e debêntures. Dividendos. Bolsas de valores e de mercadorias e futuros. Corretoras. Comissão de Valores Mobiliários. Mercado de ações e derivativos. Introdução à teoria de investimentos. A empresa e o mercado de capitais. Hedgers. Tendências do mercado de capitais. Governança Corporativa.

Negócio e Negociação: diferenças e processo; Desenvolvimento de Habilidades do negociador. Etapas da Negociação. Negociação – Pontos Fortes e Fracos. Estratégias de negociação. Os Desafios da Negociação. Negociação Clientes/Empresas – Compra e Venda. Negociação com Órgãos Públicos. Negociação com a Comunidade. Princípios e Técnicas de Venda. Neurociência aplicada à vendas.

Conceito de informação, dados e sistemas. Sistemas de informações e tecnologia de informações. Informação e decisão. Classificação dos sistemas de informação: sistemas de informação empresariais, gerenciais e de apoio à decisão. Ferramentas e metodologias de suporte a decisão. Segurança no ambiente de SI e TI. Novas tecnologias de informação e suas implicações. Uso estratégico da tecnologia da informação. Administração Estratégica da Informação. Globalização e estratégias competitivas.

Gestão da qualidade e suas influências nos resultados da empresa. ISO 9000, o que é, para que serve, com rege esta norma. Programas de qualidade, tipos, como funcional, para servem, quando deve se utilizar destes procedimentos. 5S, o que é, como funciona, a quem se destina. CCQ, o que é, como funciona, a quem se destina, vantagens, O que a qualidade recebe ou influência na produtividade empresarial. PGQP, o que é, como funciona, quem administra, quem é o responsável. Evolução do conceito qualidade. (Aspectos Conceituais da Qualidade; Dados Estatísticos da Qualidade e Diagnóstico da Indústria Histórico e Abordagens da Qualidade. Aspectos Conceituais da Gestão. Fatores de Produção); O processo de melhoria contínua. (Princípios da Qualidade; Conhecimento, Estrutura Organizacional e Sistemas de Gestão; Abordagem por Processos; Indicadores de Desempenho); Ferramentas de gestão da qualidade. Ferramentas estatísticas para a gestão da qualidade. (Ferramentas para a Gestão da Qualidade. Aplicação de Ferramentas da Qualidade no Mapeamento de Processos. Aplicação de Ferramentas da Qualidade na Elaboração de Indicadores de Desempenho); Sistemas integrados de gestão. Normas da qualidade. Critérios de excelência de gestão. (Empresa Classe Mundial. Estado da arte da gestão para a excelência do desempenho e o aumento da competitividade); Planejamento do processo de qualidade. Estratégias de implementação. (Oportunidades e Desafios. Desafios Gerenciais do Século XXI).

Fundamentos da Gestão de Pessoas. Evolução da gestão de Pessoas. As organizações e a administração de pessoal. Funções administrativas e operacionais de administração de pessoal. Gestão Estratégica de Pessoas: conceitos e aplicações. Cultura e Clima Organizacional. Trabalho em Equipe. Responsabilidade Social das Organizações. Recrutamento e Seleção. Treinamento, Desenvolvimento e educação no contexto organizacional.

A Natureza, o Homem e os negócios: uma visão tríplice. Desenvolvimento Sustentável. Perspectivas da inovação nos novos cenários competitivos e suas interrelações com o desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre diferentes teorias da inovação, modelos e processos, bem como seus limites e determinantes. Conceitos fundamentais em gestão da inovação tecnológica, de produtos e processos. Interpretação e aplicação dos principais conceitos sobre a inovação tecnológica e a gestão desta nas organizações. Aplicações dos conceitos e teorias da inovação para o desenvolvimento de competências e de estudos e pesquisas específicos. Compreensão da inovação e sustentabilidade em seus diferentes aspectos. Conceitos, Modelos e Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial. Estratégias de Gestão para a Sustentabilidade. Comunicação e Sustentabilidade.

Planejamento e controle da produção; administração da cadeia de suprimentos na produção; gestão integrada da produção; operação Just in time; Kanban; gestão da manutenção; gerenciamento de riscos na produção. Histórico. Conceitos e estrutura da administração de produção. Sistemas de produção. Balanceamento da produção. Relacionamento do sistema de produção com outras empresas; controle estatístico do produto e do processo; gestão de programas da qualidade e produtividade.

Constituição de empresas: sociedades limitadas, sociedades anônimas, cooperativas e empresário individual. Documentos fiscais, notas fiscais e ECF. Nota Fiscal Eletrônica. Apuração e contabilização do ISS, ICMS e IPI. Simples Nacional. Escrituração comercial e fiscal, autenticação, extravio e guarda de livros fiscais e contábeis. Legislação sobre arquivos em meios magnéticos. Tributação pelo lucro presumido. Receitas financeiras no lucro presumido. PIS e Cofins cumulativo. Tributação do Microempresário Individual – MEI. Lucro real trimestral e anual. Suspensão ou redução do imposto. PIS e Cofins não cumulativos. Compensação de prejuízos fiscais. Reconhecimento das receitas e dos custos. Receitas tributáveis e não tributáveis. Gastos ativáveis e não ativáveis. Depreciações. Perdas no recebimento de clientes. Remuneração a administradores. Juros sobre o capital próprio. Multas dedutíveis e indedutíveis. PAT. Obrigações assessórias. Lalur. Ajustes contábeis e fiscais para adequação das normas fiscais e contábeis. Legislação sobre documentos eletrônicos aplicados às empresas enquadradas no lucro real.

Gestão Estratégica de Pessoas: retomada. Gestão Estratégica por Competências. Remuneração. Planejamento e Desenvolvimento de Carreira. Relações entre Gestão de Pessoas e Estratégia Organizacional. Retorno do Investimento em gestão de Pessoas. Valor agregado em Gestão de Pessoas. Auditoria e Controle em Gestão de Pessoas. Qualidade de Vida no Trabalho.

Desenvolvimento histórico da administração mercadológica. Conceitos de Marketing. Sistemas e ambiente de marketing. As funções mercadológicas. O consumidor e o processo de compras. Mercados. Segmentação de mercado. Visão geral do composto de marketing. Introdução à pesquisa de marketing e ao planejamento estratégico de marketing. Previsão de vendas: conceitos e técnicas.

Fundamentos básicos de organização, sistemas e métodos (OSM). A importância da função de OSM para as organizações. Características do órgão de OSM. Atributos do analista de OSM. Procedimentos básicos para gerenciamento de mudanças organizacionais. Estrutura organizacional. Principais tipos de organização: Sistemas de responsabilidade; sistemas de autoridade: Instrumentos de trabalho aplicados pelo analista de OSM nas atividades profissionais. Aproveitamento racional do espaço físico. Organogramas e fluxogramas. Manuais administrativos e formulários. Novas perspectivas para a função de OSM.

Elaboração e análise do projeto de Trabalho de Conclusão Curso. Orientação teórico-metodológico das etapas de construção do projeto de pesquisa, artigo ou relatório. Qualificação do Projeto.

Principais Conceitos de Compliance e sua aplicabilidade na gestão empresarial. Riscos empresariais ocasionados pela falta de observância e fiscalização de conformidades. Transparência e integridade no exercício da gestão de recursos financeiros, investimentos e financiamentos. Lei anticorrupção para a condução dos negócios.

O Laboratório de Interações e Práticas de Gestão do curso de Administração é o espaço que busca proporcionar a interação ainda maior que aquela já realizada pelos discentes com empresas locais/regionais, por meio de diagnósticos gerenciais e proposição de soluções, a fim de contribuir para a formação dos alunos do Curso de Administração e com o desenvolvimento econômico e social. A proposta do Laboratório em questão, permeada pela interação FASEA-empresa/ FASEA-organização, possui diversos potenciais resultados, tais como: a formação aplicada dos acadêmicos no mundo real das empresas ou organizações; a possibilidade de inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho de forma mais rápida; a resolução de problemas ou o indicativo de alternativas para as diferentes situações ou áreas em uma empresa, por acadêmicos e membros externos à empresa; a geração de novas ideias e protótipos de baixo custo; entre outras.

A disciplina de LIBRAS busca oportunizar aos estudantes acadêmicos a formação diferenciada na área da Educação especial através das fundamentações teóricas: Legislação, Evolução Histórica, Os contextos da educação inclusiva, A cultura Surda: Surdo e Surdez, cultura e comunidade surda, noções da linguística aplicada à LIBRAS; além de proporcionar condições necessárias para a aquisição da LIBRAS a nível básico.

Histórico dos sistemas logísticos. Visão Geral da Logística. A Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) - conceitos principais. Organização de Suprimentos-funções e objetivos. Compras e fornecedores. Armazenagem. Gestão de Estoques. Avaliação do sistema suprimentos. Logística Integrada. Serviço ao cliente. Relacionamentos na Cadeia de Suprimentos. Estrutura e Estratégias de distribuição. Posicionamento. Análise dos Sistemas de Transporte. Logística Global e a distribuição. Medidas de Desempenho na Logística de Distribuição.

Planejamento estratégico de marketing. Definição do que é planejamento. Produto: elemento mercadológico básico. Distribuição. Determinação de preço. Promoção: Conceitos e Técnicas. Sistemas de Informações aplicados ao Marketing. Estratégias de marketing. A função controle aplicada ao marketing. Elementos promocionais básicos. Vendas: Conceitos e tipologias.

Mercado Internacional. Estruturas brasileiras para o mercado exterior. Legislação brasileira e internacional. Importação. Exportação. Políticas de Exportação e Importação.

Orientação e Execução da Pesquisa, elaboração e entrega da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso obedecendo as normas e regulamentos metodológicos. Defesa do respectivo trabalho perante banca examinadora.

Atividades Complementares

Para as atividades complementares, o curso de Bacharelado em Administração da FASEA possui duzentas horas/aulas dedicadas a Atividades Complementares, oferecidas e organizadas conforme regulamentação específica.

Trabalho de Conclusão de Curso

A construção do projeto, bem como sua execução, está previsto para realização no sétimo e oitavo níveis (respectivamente: TCC 1 e TCC 2). Com carga horária total de quatrocentas horas/aula. Estas atividades são organizadas por regulamento próprio.

Integralização

A integralização do curso de Bacharelado em Administração da FASEA terá no mínimo oito semestres e no máximo catorze semestres, conforme regulamentação específica.