Ciências Contábeis

Apresentação

O Projeto Pedagógico é um importante instrumento que reflete a identidade e as direções intencionais do curso, definindo ações educativas e características necessárias ao cumprimento dos propósitos. Nele encontra-se explicitado tanto a organização do curso como o trabalho pedagógico na sua globalidade. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Contábeis, da FASEA, encontra-se articulado com as bases legais e concepção de formação profissional que favoreça ao estudante, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da capacidade de observação, criticidade e questionamento, sintonizado com a dinâmica da sociedade nas suas demandas locais, regionais e nacionais, assim como com os avanços científicos e tecnológicos.

Pautado no contexto acima e coerente com o que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, o presente PPC explicita o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais tais como: objetivos, perfil do egresso, metodologia, estrutura curricular, ementas, bibliografia, sistema de avaliação, estrutura física a ser utilizada pelo curso, dentre outros aspectos. Desse modo, apresenta um currículo inovador que sistematiza teorias, reflexões e práticas acerca do processo de formação profissional, além de traduzir a filosofia organizacional e pedagógica da unidade acadêmica, suas diretrizes, estratégias de seu desenvolvimento e atuação a curto, médio e longo prazo.

Número de Vagas

Considerando a demanda do mercado de trabalho brasileiro, o curso de Bacharelado em Administração da FASEA disponibilizará, anualmente, cinquenta vagas para estudantes.

Carga Horária Total

O curso Bacharelado em Administração da FASEA possui a carga horária total de três mil horas, considerando que a hora/aula possui sessenta minutos.

Disciplinas

A estrutura curricular acompanha as novas tendências para a formação de bacharéis de Ciências Contábeis, bem como as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais e ao que determinam os textos legais vigentes, considerando também as orientações do Conselho Federal de Contabilidade. Compreendendo grupos de matérias articuladas entre si. A dinamização curricular é realizada através de metodologia adequada que permite enfoques variados nos conteúdos programáticos, ou programas de trabalho para atender aos interesses e necessidades do meio.

Introdução a comunicação humana: conceitos, elementos e processos. Redação: texto técnico e texto literário. Elaboração de textos técnicos. Expressão oral: leitura e compreensão de textos técnicos, fundamentação e argumentação de ideias e pensamentos. Neurolinguística. Redação técnica, oficial e comercial. Relatório técnico.

Revisão de funções. Aplicações: funções custo, receita, lucro, oferta, demanda, ponto de equilíbrio. Cálculo diferencial e integral: limites, derivadas e integral. Problemas de aplicações práticas voltadas a Administração.

Delimitação do campo da Psicologia aplicada a Administração. A personalidade e a organização. Comportamento do indivíduo. Variabilidade humana. Cognição humana. Percepção. Motivação. Processo de comunicação. Gerenciamento das Emoções. Processos de liderança. Poder. Autoridade. Tensão e conflito. Feedback. Assédio Moral. Funcionamento e desenvolvimento de grupos.

Sociologia geral; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Sociologia Aplicada à Administração. Estratificação social. O indivíduo e a organização. Organização formal e informal. Processo de Organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Cultura das organizações. Ideologia.

Bases históricas. Abordagens clássica, humanista e organizacional. Novas configurações organizacionais. Organização. Planejamento. Direção: comunicação, tomada de decisão, poder e autoridade. Controle e coordenação. As funções administrativas frente às novas Tendências. Sistemas organizacionais. Organizações de aprendizagem. Processos organizacionais. Desempenho organizacional. Estratégias organizacionais. Relações interorganizacionais e ambiente. Modernas Técnicas de Gestão. Modelos emergentes no contexto administrativo. Organizações de aprendizagem e os novos paradigmas.

Noções preliminares de contabilidade: campo de atuação da contabilidade, usuários da informação contábil, mercado de trabalho do contador. Patrimônio: ativo, passivo, patrimônio líquido, fontes do patrimônio líquido. Procedimentos contábeis básicos: contas, débito e crédito, lançamentos contábeis, contas de ativo, passivo e patrimônio líquido. Livro diário e livro razão. Variações do patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. Apuração do Resultado do Exercício. Regime de competência e regime de caixa. Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

Noções gerais de direito. Direito Civil. Direito Constitucional. Direito Administrativo. Direito Penal. Direito Internacional. Contratos. Responsabilidade civil. Preferências e privilégios creditórios. Direito das coisas. Títulos de crédito. Noções de mediação e arbitragem.

Organização e apresentação de dados estatísticos. Noções de técnicas de amostragem. Medidas de posição ou tendência central. Medidas de dispersão ou variabilidade. Noções de probabilidade. Principais distribuições de probabilidade. Regressão linear simples e correlação. Noções de teste de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Construção e uso de números índices. Aplicações dos conteúdos na Administração.

Conceitos de economia. Evolução do pensamento econômico: principais escolas – Mercantilismo, Fisiocratas, Clássicos, Marxistas, Keynesianos, Neoclássicos. Princípios gerais da ciência econômica. Sistemas Econômicos. Problemas Econômicos Fundamentais. Curvas de Produção. Princípios de Eficiência – Técnica e Econômica. Introdução a Microeconomia: Lei geral da oferta; Lei geral da demanda; Teoria da Firma; Teoria do Consumidor. Elasticidade. Estruturas de Mercados e a formação de preços de equilíbrio. Teoria da Produção e dos Custos de Produção. Principais agregados macroeconômicos. Metas de política macroeconômica. Instrumentos de Política Macroeconômica. Sistema monetário nacional: Moeda e suas funções, Oferta de moeda, demanda de moeda, formação das taxas de juros. Contabilidade nacional: Principais agregados macroeconômicos. Inflação: Efeitos e tipos de inflação. Economia Internacional: Princípios básicos, teorias do comércio internacional, relações comerciais internacionais, formação das taxas de câmbio. Desemprego: Principais causas do desemprego, políticas de combate ao desemprego no Brasil. Conjuntura macroeconômica brasileira.

Universidade, produção e criação de conhecimento. Tipos de conhecimento. Noções de pesquisa e ciência. Elaboração de textos acadêmicos: Resenhas, Resumos, Artigos, Projetos, Relatórios, Trabalhos de pesquisa, Monografias. Normas da ABNT aplicadas à trabalhos acadêmicos. Construção do conhecimento científico. Métodos de pesquisa. Relação: tema, problema, objetivo, justificativa, delimitação. A fundamentação teórica. Estrutura do Projeto de TCC. Estrutura da Monografia. Estrutura de um Artigo Científico.

Operações com mercadorias: compras com impostos a recuperar, vendas com impostos a pagar, inventário periódico de estoques de mercadorias. Inventário permanente dos estoques: valorização a preços específicos, PEPS, UEPS e média ponderada. Operações especiais de compras e vendas: devoluções, abatimentos e descontos. Operações do ativo imobilizado: conceitos, amortização, depreciação, exaustão. Problemas contábeis diversos: devedores duvidosos, operações financeiras, disponibilidades, contas de compensação e provisões contábeis. Balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício: elaboração segundo as normas contábeis. Introdução ao plano de contas.

Classificação. Personalidade e capacidade jurídica. Direitos e obrigações do comerciante. Sociedades: tipos e atos constitutivos. Registro no comércio. Proteção ao ponto comercial e ao título do estabelecimento. Título de crédito: conceito e espécies. Noções sobre falências, concordatas e recuperação judicial e extrajudicial. Sociedades Anônimas: constituição, assembleias, ações, acionistas, diretoria e conselhos.

Investigar, entender e internalizar a ação empreendedora. Ênfase nos processos de autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. Etapas e estrutura da elaboração de um Plano de Negócios.

Fundamentos filosóficos. O pensamento científico no âmbito das ciências socialmente aplicáveis. Bases Conceituais (Ética, Moral, Valores, Caráter histórico, social e pessoal da moral; Senso moral e consciência moral, Juízo de fato e juízo de valor); As Concepções de Ética e Moral; A Ética na Sociedade; O Relativismo Moral; A Ética nas Organizações; Ética, Moral e Democracia nas Organizações; O Privado, o Público, a Ética e a Moral; Ética e Poder; Ética e Gestão; Ética Pós-moderna. Os valores e a ética dos Gestores.

Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Taxas proporcionais. Equivalência de capitais (Simples). Desconto Simples. Taxa Média e Prazo Médio. Juros Compostos. Descontos Compostos. Equivalência de Capitais (Composto). Séries de Pagamentos. Sistemas de Amortização. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Noções de HP 12C.

Histórico e fundamentos das estratégias; principais escolas sobre a formação das estratégias; conceitos e tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional); o negócio, missão, visão, princípios; análise do ambiente externo; análise do ambiente interno. Tipos de Estratégias. Formulação das estratégias: Balanceamento do portfólio, capacitação estratégica; implementação da estratégia: o plano de ação, orçamento, sistema de acompanhamento, metodologia de implantação do planejamento estratégico, controle e avaliação.

O tributo como obrigação legal, regras constitucionais, competência tributária e suas limitações legais. O direito tributário. Normas gerais do direito tributário. Vigência da legislação tributária. Aplicação da legislação tributária. Interpretação e integração da legislação tributária. Relação jurídica tributária. Obrigação tributária. A obrigação tributária. Sujeito ativo e sujeito passivo na relação jurídica tributária. Objeto da obrigação tributária. Os impostos: noções gerais, conceito, distinção entre imposto e outros tributos. Taxas: conceito de taxas; taxas no direito brasileiro, poder de polícia, fato gerador das taxas. Extinção, exclusão, garantias e privilégios do crédito tributário. Crimes tributários. Responsabilidade do contador.

A função financeira na empresa. Decisões de investimentos: origens das propostas e tipos de investimentos. Fluxos de caixa relevantes. Métodos de avaliação econômica de investimentos: valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback. Decisões de investimentos em condições de risco. Custo médio ponderado de capital. Administração financeira a curto prazo: administração do capital de giro, do caixa, dos valores a receber o dos estoques. Fontes de financiamento a curto e longo prazo. Políticas de dividendos.

Introdução à Gestão de custos: contabilidade de custos, contabilidade financeira, contabilidade gerencial. Terminologias de custos: custos, gastos, despesas, perdas, investimentos. Classificações e nomenclaturas dos custos. Método de custeio por absorção. Distribuição dos custos aos produtos. Departamentalização. Custos diretos de produção: materiais diretos e mão-de-obra direta. Os processos de produção: produção por ordem ou encomenda, produção contínua, produção conjunta. Questões fiscais relativas à avaliação dos estoques. Coordenação e integração entre a contabilidade geral e de custos. Contabilização dos custos. Custos para decisão: margem de contribuição unitária e total, margem de contribuição e limitações na capacidade de produção. Método de custeio variável. Margem de contribuição e retorno sobre os investimentos. Custo de oportunidade. Análise de custo/volume/lucro. Custeio baseado em atividades – ABC. Custos para controle: controle, custos controláveis. Custo padrão. Análise das variações de materiais diretos, da mão-de-obra direta e dos custos indiretos. Contabilização do custo padrão.

A relação entre o planejamento e o orçamento. A tradução numérica dos objetivos estratégicos. Definição e elaboração do orçamento empresarial. Orçamento de vendas, de produção, dos custos, dos impostos, das despesas, de caixa, demonstração do resultado e balanço patrimonial.

Preparação das demonstrações contábeis para análise e suas limitações. Coeficientes, índices e quocientes. Análise vertical e horizontal. Análise da estrutura de capital. Análise de liquidez e solvência. Análise de atividade ou rotação. Análise de rentabilidade e de produtividade. Avaliação de desempenho econômico: retorno sobre o investimento e sobre o patrimônio líquido. Integração das técnicas de análise. Relatórios de análise.

Introdução ao direito do trabalho. Conceito de trabalho e evolução do ordenamento jurídico de proteção ao trabalho. Conceito de empregado e empregador. Identidade profissional: CTPs, Livros ou fichas de registro de empregados. Trabalhador autônomo, eventual e avulso. Contrato individual e coletivo do trabalho. Obrigações principais e acessórias do contrato de trabalho. Alterações e extinção do contrato de trabalho. Justa Causa. Aviso prévio. Estabilidade. FGTS. Duração da jornada de trabalho. Férias e 13 salário. Repouso semanal remunerado e feriados. Descontos de INSS na folha e descontos de IR. A política salarial vigente. Direito sindical. Contribuição sindical, acordo coletivo e convenção coletiva. Auxílio-doença, auxílio acidente, LER e DORT. Justiça do trabalho: órgãos, competências e normas. Legislação sobre greve e lockout. Previdência social: órgão, custeio, benefícios e serviços. Acidentes do trabalho. Medicina e segurança do trabalho.

O projeto como forma de organização de ação administrativa. O posicionamento do projeto na estrutura administrativa da empresa. Venda do projeto. Seleção e avaliação de projetos. Planejamento e controle de projetos com o uso de programas de computadores específicos. Gerência de equipes de projetos. Planejamento dos recursos do projeto. Administração da qualidade. Gestão da comunicação. Análise de risco. Gestão das aquisições e contratos. Acompanhamento de projetos. Avaliação dos resultados do projeto. Capacitação e carreira em Gerenciamento de Projetos. Programas de certificação em Gerenciamento de Projetos.

Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro. Tipos de Instituições Financeiras: Bancos Comerciais, Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos, Associações de Poupança e Empréstimo e Sociedades de Crédito Imobiliário. Mercado de capitais: ações, bônus de subscrição e debêntures. Dividendos. Bolsas de valores e de mercadorias e futuros. Corretoras. Comissão de Valores Mobiliários. Mercado de ações e derivativos. Introdução à teoria de investimentos. A empresa e o mercado de capitais. Hedgers. Tendências do mercado de capitais. Governança Corporativa.

Negócio e Negociação: diferenças e processo; Desenvolvimento de Habilidades do negociador. Etapas da Negociação. Negociação – Pontos Fortes e Fracos. Estratégias de negociação. Os Desafios da Negociação. Negociação Clientes/Empresas – Compra e Venda. Negociação com Órgãos Públicos. Negociação com a Comunidade. Princípios e Técnicas de Venda. Neurociência aplicada à vendas.

Conceito de informação, dados e sistemas. Sistemas de informações e tecnologia de informações. Informação e decisão. Classificação dos sistemas de informação: sistemas de informação empresariais, gerenciais e de apoio à decisão. Ferramentas e metodologias de suporte a decisão. Segurança no ambiente de SI e TI. Novas tecnologias de informação e suas implicações. Uso estratégico da tecnologia da informação. Administração Estratégica da Informação. Globalização e estratégias competitivas.

Gestão da qualidade e suas influências nos resultados da empresa. ISO 9000, o que é, para que serve, com rege esta norma. Programas de qualidade, tipos, como funcional, para servem, quando deve se utilizar destes procedimentos. 5S, o que é, como funciona, a quem se destina. CCQ, o que é, como funciona, a quem se destina, vantagens, O que a qualidade recebe ou influência na produtividade empresarial. PGQP, o que é, como funciona, quem administra, quem é o responsável. Evolução do conceito qualidade. (Aspectos Conceituais da Qualidade; Dados Estatísticos da Qualidade e Diagnóstico da Indústria Histórico e Abordagens da Qualidade. Aspectos Conceituais da Gestão. Fatores de Produção); O processo de melhoria contínua. (Princípios da Qualidade; Conhecimento, Estrutura Organizacional e Sistemas de Gestão; Abordagem por Processos; Indicadores de Desempenho); Ferramentas de gestão da qualidade. Ferramentas estatísticas para a gestão da qualidade. (Ferramentas para a Gestão da Qualidade. Aplicação de Ferramentas da Qualidade no Mapeamento de Processos. Aplicação de Ferramentas da Qualidade na Elaboração de Indicadores de Desempenho); Sistemas integrados de gestão. Normas da qualidade. Critérios de excelência de gestão. (Empresa Classe Mundial. Estado da arte da gestão para a excelência do desempenho e o aumento da competitividade); Planejamento do processo de qualidade. Estratégias de implementação. (Oportunidades e Desafios. Desafios Gerenciais do Século XXI).

Fundamentos da Gestão de Pessoas. Evolução da gestão de Pessoas. As organizações e a administração de pessoal. Funções administrativas e operacionais de administração de pessoal. Gestão Estratégica de Pessoas: conceitos e aplicações. Cultura e Clima Organizacional. Trabalho em Equipe. Responsabilidade Social das Organizações. Recrutamento e Seleção. Treinamento, Desenvolvimento e educação no contexto organizacional.

A Natureza, o Homem e os negócios: uma visão tríplice. Desenvolvimento Sustentável. Perspectivas da inovação nos novos cenários competitivos e suas interrelações com o desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre diferentes teorias da inovação, modelos e processos, bem como seus limites e determinantes. Conceitos fundamentais em gestão da inovação tecnológica, de produtos e processos. Interpretação e aplicação dos principais conceitos sobre a inovação tecnológica e a gestão desta nas organizações. Aplicações dos conceitos e teorias da inovação para o desenvolvimento de competências e de estudos e pesquisas específicos. Compreensão da inovação e sustentabilidade em seus diferentes aspectos. Conceitos, Modelos e Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial. Estratégias de Gestão para a Sustentabilidade. Comunicação e Sustentabilidade.

Origem e evolução da auditoria. Normas e procedimentos de auditoria. Normas aplicáveis ao profissional e aos procedimentos técnicos de auditoria. Planejamento de auditoria. Relatórios e pareceres de auditoria. Papéis de trabalho: metodologias, ordenamento e modelos.

A visão e a missão empresarial. A busca da satisfação dos agentes. A controladoria como ferramenta na concretização da missão. Preparando a contabilidade para receber a controladoria. Conceito, características, atribuições e limitações do controle. A controladoria e as funções do controller. Conceito de sistema, a empresa como sistema, sua filosofia de negócio e objetivos. Controladoria estratégica, planejamento estratégico e planejamento operacional. Conceitos básicos do processo de gestão. Indicadores de desempenho: Balanced Score Card. Metodologias de apoio à decisão. Medidas de criação de valor das empresas.

Contabilidade pública. Estrutura dos órgãos públicos. O processo de planejamento na administração pública: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. O plano de contas aplicado ao setor público. Regimes contábeis: regime de caixa e regime de competência na contabilidade pública. Receitas orçamentárias e extra-orçamentárias. Despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. Estágios das despesas públicas: empenho, liquidação e pagamento. Dívida pública. Balanço público: orçamentário, financeiro e patrimonial. Demonstração das Variações Patrimoniais. Normas do Tesouro Nacional e da Lei de Responsabilidade Fiscal aplicadas à contabilidade pública.

Constituição de empresas: sociedades limitadas, sociedades anônimas, cooperativas e empresário individual. Documentos fiscais, notas fiscais e ECF. Nota Fiscal Eletrônica. Apuração e contabilização do ISS, ICMS e IPI. Simples Nacional. Escrituração comercial e fiscal, autenticação, extravio e guarda de livros fiscais e contábeis. Legislação sobre arquivos em meios magnéticos. Tributação pelo lucro presumido. Receitas financeiras no lucro presumido. PIS e Cofins cumulativo. Tributação do Microempresário Individual – MEI. Lucro real trimestral e anual. Suspensão ou redução do imposto. PIS e Cofins não cumulativos. Compensação de prejuízos fiscais. Reconhecimento das receitas e dos custos. Receitas tributáveis e não tributáveis. Gastos ativáveis e não ativáveis. Depreciações. Perdas no recebimento de clientes. Remuneração a administradores. Juros sobre o capital próprio. Multas dedutíveis e indedutíveis. PAT. Obrigações assessórias. Lalur. Ajustes contábeis e fiscais para adequação das normas fiscais e contábeis. Legislação sobre documentos eletrônicos aplicados às empresas enquadradas no lucro real.

Elaboração e análise do projeto de Trabalho de Conclusão Curso. Orientação teórico-metodológico das etapas de construção do projeto de pesquisa, artigo ou relatório. Qualificação do Projeto.

Atos constitutivos de empresas. Escrituração contábil com uso de software específico de contabilidade. Prática de rotinas trabalhistas e previdenciárias. Apuração de impostos com a emissão de livros fiscais. Levantamento das demonstrações contábeis e encerramento do exercício com a emissão dos livros contábeis.

Auditoria de resultados. Técnicas de elaboração de relatórios. Pareceres de auditoria. Avaliação dos trabalhos de auditoria. Auditoria operacional. Auditoria de sistemas. Auditoria de riscos. Prática de auditoria.

Auditoria e perícia. Perícia contábil: Conceito e classificação. A perícia contábil no Brasil. Distinção entre perito e assistente técnico. Normas brasileiras de perícias contábeis e do perito contábil. Perfil profissional e pessoal do perito. Prova pericial, laudo pericial e parecer técnico. Quesitos. Tipos de perícia contábil. Fraudes em contabilidade. Mercado de trabalho e honorários periciais.

Atos constitutivos de empresas. Escrituração contábil com uso de software específico de contabilidade. Prática de rotinas trabalhistas e previdenciárias. Apuração de impostos com a emissão de livros fiscais. Levantamento das demonstrações contábeis e encerramento do exercício com a emissão dos livros contábeis.

Demonstrações contábeis: especificidades das novas normas contábeis. Avaliação de investimentos: método do custo e da equivalência patrimonial. Transações entre partes relacionadas. Consolidação das demonstrações contábeis. Reavaliação de ativos. Processos de estruturação societária: incorporação, cisão, fusão e extinção. Depreciações. Participação de administradores e partes beneficiárias. Noções de contabilidade atuarial.

A disciplina de LIBRAS busca oportunizar aos estudantes acadêmicos a formação diferenciada na área da Educação especial através das fundamentações teóricas: Legislação, Evolução Histórica, Os contextos da educação inclusiva, A cultura Surda: Surdo e Surdez, cultura e comunidade surda, noções da linguística aplicada à LIBRAS; além de proporcionar condições necessárias para a aquisição da LIBRAS a nível básico.

Atividades Complementares

Para as atividades complementares, o curso de Bacharelado em Administração da FASEA possui duzentas horas/aulas dedicadas a Atividades Complementares, oferecidas e organizadas conforme regulamentação específica.

Trabalho de Conclusão de Curso

A construção do projeto, bem como sua execução, está previsto para realização no sétimo e oitavo níveis (respectivamente: TCC 1 e TCC 2). Com carga horária total de quatrocentas e vinte horas/aula. Estas atividades são organizadas por regulamento próprio.

Integralização

A integralização do curso de Bacharelado em Administração da FASEA terá no mínimo oito semestres e no máximo catorze semestres, conforme regulamentação específica.